quinta-feira, julho 16, 2009
Que ONG é essa? Conheça nosso projeto
Ajudar o próximo. Essa é a proposta das organizações não governamentais. Segundo dados recentes do Centro de Voluntários de São Paulo existem hoje aproximadamente cerca de 300 mil organizações no Brasil. Juntas elas movimentam R$ 12 bilhões/ano, o que representa 1,2% do PIB brasileiro.
As ONGs começaram a ter uma participação maior no Brasil em meados da década de 90. De acordo com uma pesquisa feita em 2004 pelo IBGE, entre os anos de 1996 a 2002, o número de organizações passou de 107 mil para 276 mil, registrando um crescimento de 157%. Deste número, 44% das organizações estão concentradas na região Sudeste do Brasil. O Estado que lidera o topo de organizações é São Paulo com 21%. Em seguida, com 13%, aparece Minas Gerais.
A mesma pesquisa em 2006 abordou mais de 16 mil instituições. A distribuição de ONGs por regiões brasileiras mostrou-se bastante desigual, tendo a Região Sudeste, com 51,8% das entidades, seguida pela Região Sul, com 22,6%, Nordeste, com 14,8%, Centro-Oeste com 7,4% e Norte com 3,4%.
A maior concentração de ONGs na análise por Grandes Regiões mostram que o Estado de São Paulo reúne 29,6% de todas as entidades do Brasil, representando grande atuação no terceiro setor nacional.
Quando analisada a principal fonte de financiamento em âmbito nacional, 59,5% das entidades brasileiras têm como fonte principal recursos de origem privada (próprios privados e contribuição voluntária). As ONGs financiadas majoritariamente por recursos públicos são de 32,6%.
A Proposta
A proposta do guia ‘Que ONG é essa?’ é reunir diversas informações sobre ONGs da cidade de São Paulo através de um guia prático. Além disso, atender um público específico, interessado em assuntos relacionados ao meio ambiente e que tenha vontade de prestar serviços voluntários.
O produto também traz informações sobre o que é o voluntariado. A outra finalidade do guia é mostrar para as pessoas quanto tempo é necessário disponibilizar para ajudar e como é possível contribuir por outros meios com cada organização.
A praticidade é o nosso foco. Pensando nisso, estão disponíveis para o público todas as informações essenciais sobre as ONGs de maneira simples e objetiva, como o tipo de serviço prestado pela organização, a localização e o contato.
Objetivo
Atualmente o acesso a informação é rápido, fácil e abrangente.
A internet é um dos meios responsáveis por isso. Além disso, a globalização possibilitou um maior contato com o mundo, com diferentes culturas, e assim, com outras opiniões.
Neste contexto, as pessoas têm mais informações, ou seja, tornaram-se consumidores conscientes, exigentes e preferem marcas verdes.
Porém, devido à falta de tempo, vida corrida, muito trabalho, diversos afazeres, levam essas pessoas terem a necessidade de relaxar, curtir o tempo livre. Então, acabam até pensando em ajudar, mas agem de outra forma.
Por isso, a solução é um Guia de ONGs. Um livro prático que reúne informações com as principais ONGs relacionadas com o meio ambiente da cidade de São Paulo, litoral, interior e grande ABC. O guia tem o tempo que é necessário para se dedicar a uma atividade voluntária, endereços das instituições e outras especificações.
Necessidade
Cada vez mais as ONGs ocupam espaço em nosso país. Só no estado de São Paulo existem mais de 500 ONGs do meio ambiente. Entretanto, ainda não é possível identificar um projeto editorial que reúna informações necessárias e confiáveis a respeito destas instituições.
Até agora, só é possível encontrar em livrarias livros falando sobre o terceiro setor, análises ou assuntos relacionados ao voluntariado. Não existe nada igual ao projeto que desenvolvendo.
Por isso, nosso trabalho vem com o diferencial de ser a primeira publicação que reúne em forma de guia informações de ONGs do meio ambiente.
A proposta é filtrar, realizando uma seleção de ONGs confiáveis e que se destinam unicamente a seus objetivos centrais.