terça-feira, agosto 25, 2009
André Trigueiro revela os problemas do jornalismo ecológico
O jornalista Pós-graduação em Gestão Ambiental e autor do livro Mundo Sustentável, André Trigueiro, que teve seu interesse despertado pela ecologia há 16 anos quando acontecia no Rio de Janeiro a Conferência internacional da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento. " Foi a maior conferência da história até então, eu estava cobrindo para a Rádio Jornal do Brasil evento paralelo, a Rio 92, que foi o forúm global que reuniu organizaçoes não governamentais do mundo inteiro. A cobertura deste evento de fato mexeu muito comigo, com o meu interesse, apartir deste momento surgiu a demanda por mais informação. A Rio-92 introduziu em mim este efeito", disse o jornalista.
André Trigueiro que não se considera um jornalista ambiental defende que o assunto precisa ser tratado de maneira mais profunda. " Eu tenho medo que o jornalismo ambiental seja mais um gueto, uma gaveta da mobília, que agente fique ali discutindo na redação se a vitória do Barack Obama e o compromisso dele de campanha na área de energia limpa e renovável é um assunto político, econômico ou ambiental? Isso é uma perda de tempo na verdade as três editorias poderiam tranquilamente assumir essa noticia. Não gosto muito de setorizar meio ambiente. Porque eu acho que meio ambiente não cabe em nenhuma editoria, em nenhuma moldura porque ele é por principio de origem transversal, interdiciplinar, ele é muito abrangente", comentou.
Para estar informado e atendo a todos os assuntos que envolvem o meio ambiente não basta apenas se considerar uma pessoa bem informada, o autor do livro Mundo Sustentável, garante que hoje o jornalismo caminha para a melhora, mas a falha deste gênero jornalístico está nas Universidades. " Há ainda um déficit de informação e desinformação nos jornalistas que quando saem da faculdade saem sem ter a menor noção do que seja aquecimento global, produção monumental de lixo no mundo, tudo isso passa em branco durante quatro anos pela faculdade. Ainda tem muito a avançar muito o que fazer. Pra podermos ter a tranqüilidade de afirmar que estamos minimamente preparados para explorar de forma inteligente todas as pautas de hoje na área ambiental. As pautas são repetitivas, os assuntos nem sempre são modernos. O tratamento as vezes é muito óbvio, não é interessante, não é surpreendente. Ainda tem uma certa dificuldade de mostrar como esse assunto está presente no dia-a-dia e pode ser tratado de uma forma inteligente e cativante", mostrou.
Outro ponto para reflexão é sobre as iniciativas sustentáveis que lutam pela energia limpa, redução e reaproveitamento de resíduos, reciclagem de água e a responsabilidade social corporativa. São tópicos de extrema urgência a serem pensados e que uma conscientização imediata deverá ser tomada.
Algumas pesquisas colocadas no livro nos trazem números absurdos. Se um milhão de famílias evitassem o desperdício, poderíamos alimentar 260 mil pessoas. O Brasil perde R$12 bilhões de reais em alimento/ano. Se comprássemos produtos sem embalagem, poderíamos economizar 1/3 de lixo brasileiro. Ou seja, pequenas atitudes poderiam mudar em escalas gigantescas uma realidade que está muito acelerada.
A conscientização existe dentro de cada um de nós, porém atrofiamos uma ação que trás resultados como uma bola de neve. Na verdade o mundo todo deveria pensar mais como ficará a nossa casa no futuro. Somos feitos de água e ela está acabando.
Vários sites estão em busca de uma linguagem clara e simples para alcançar o maior número de leitores e entre eles conscientizarem para uma melhora emergencial. Aos sábados e domingos, André Trigueiro fala na rádio CBN e discute assuntos mundiais que estão ligados à responsabilidade ambiental. Outros jornalistas estão desenvolvendo um trabalho extenso e profundo em Ong´s e sites que estão com a missão de preservar o planeta.
Em algumas escolas já existe dentro da disciplina Ciências Sociais, algumas reflexões sobre reaproveitamento, diminuição de resíduos, mudanças de hábitos do dia a dia, enfim, o trabalho está sendo feito por mídias que vem agregando valores e companheiros que estimulem outros e mais outros para um melhor resultado.